[DÚVIDA] - Que motor é esse? MPFI OU VHC?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Que motor é esse? MPFI OU VHC?

Mensagem por SemControle »

pode ser a taxa, ou o ponto, ou ainda a qualidade da gasolina antiga
ponto ja disseram estar certo, o mais barato seria experimentar a gasolina comum do dia a dia novamente e ver como fica, mas de qq forma ainda vai ficar a duvida gasolina ou taxa mesmo, pra taxa o certo sera retirar o cabecote e buretar isso ai pra conferir, pode estar no limite o cabecote, pra tentar contornar pode tentar atrasar um pouco o ponto até nao ter o barulho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:pode ser a taxa, ou o ponto, ou ainda a qualidade da gasolina antiga
ponto ja disseram estar certo, o mais barato seria experimentar a gasolina comum do dia a dia novamente e ver como fica, mas de qq forma ainda vai ficar a duvida gasolina ou taxa mesmo, pra taxa o certo sera retirar o cabecote e buretar isso ai pra conferir, pode estar no limite o cabecote, pra tentar contornar pode tentar atrasar um pouco o ponto até nao ter o barulho
Entendi. Eu coloquei gasolina V-Power dessa vez, vou ver se volta o barulho. Se voltar, eu peço pra atrasarem um pouco no ponto, se persistir, o jeito é tirar o cabeçote pra verificar! Valeu a força!
heltonunesilva
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Segunda-feira 26 2017f Junho 2017 08:12:39 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:pode ser a taxa, ou o ponto, ou ainda a qualidade da gasolina antiga
ponto ja disseram estar certo, o mais barato seria experimentar a gasolina comum do dia a dia novamente e ver como fica, mas de qq forma ainda vai ficar a duvida gasolina ou taxa mesmo, pra taxa o certo sera retirar o cabecote e buretar isso ai pra conferir, pode estar no limite o cabecote, pra tentar contornar pode tentar atrasar um pouco o ponto até nao ter o barulho
já rodei 150 km com gasolina aditivada, realmente faz barulho motor, bem diferente da gasolina Podium. Sabe me dizer se tem como colocar a ventoinha pra acionar com 90°C? nessa temperatura o motor funciona melhor, sem quase fazer barulho...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se tiver sera modificando a central eletrônica, mas não recomendo jamais fazer uma engenharia pra tapear um problema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Joseilson Melo
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 03 2017f Outubro 2017 11:10:33 AM
Localização: Águas Belas - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por Joseilson Melo »

Não podemos somente identificar se é MPFI ou VHC, pela tampa do válvulas, pois ela por algum defeito pode ser trocada, e podem ser substituída por uma com o nome Chevrolet ou a sigla VHC, já que são iguais.
O modo mais eficiente de VC saber se seu carro tem motor MPFI ou VHC é ver se por trás do bloco do motor, abaixo dos bicos ele tem um sensor, se não me engano é chamado sensor de vibração do motor, que SOMENTE OS VHCs tem. Ele tem a função de fazer a leitura da vibração do motor de acordo com a marcha engrenada no carro, e assim a central faz a leitura e ajusta o giro do motor, para trabalhar sempre num giro que o carro não sofra tanto, caso esteja com a marcha errada pra determinado giro.

ME CORRIJAM SE ERREI EM ALGUMA INFORMAÇÃO!
Espero ter ajudado.
Joseilson Melo
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 03 2017f Outubro 2017 11:10:33 AM
Localização: Águas Belas - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por Joseilson Melo »

Joseilson Melo escreveu:Não podemos somente identificar se é MPFI ou VHC, pela tampa de válvulas, pois ela, por algum defeito pode ser trocada, e pode ser substituída por uma com o nome Chevrolet ou a sigla VHC, já que são iguais.
O modo mais eficiente de VC saber se seu carro tem motor MPFI ou VHC é ver se por trás do bloco do motor, abaixo dos bicos se ele tem um sensor, se não me engano é chamado sensor de vibração do motor, que SOMENTE OS VHCs tem. Ele tem a função de fazer a leitura da vibração do funcionamento do motor de acordo com a marcha engrenada no carro, e assim, a central faz a leitura e ajusta o giro do motor, para trabalhar sempre num giro que o carro não sofra tanto, caso esteja com a marcha errada pra determinado giro.

ME CORRIJAM SE ERREI EM ALGUMA INFORMAÇÃO!
Espero ter ajudado.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Li o tópico todo e me parece já ter ficado claro que MPFI tem a ver com a forma de se injetar combustível e VHC tem a ver com a compressão (taxa), portanto um nada tem a ver com o outro.

Ex.: xx (volume sem compressão): 1 (volume comprimido) = 9:1 ou 10:1 ou 12:1 ou 12,5:1, etc...

No exemplo acima, as diferentes taxas tem a ver com o curso do pistão, diâmetro do pistão, volume do cabeçote...tudo em um mesmo tipo de motor, sendo que o de 12,5:1, pode ser chamado de VHC em relação aos outros, pois é o de maior taxa.

Ocorre que o aumento da taxa traz alguns fatores negativos, sendo um deles o da detonação em um momento indesejado, tornando-se necessário controlar de alguma forma...a saída da indústria foi o sensor de detonação, que informa para a ECU, que este fenômeno está ocorrendo e esta modifica o momento da ignição para corrigir, atrasando ou adiantando, não o ponto de sincronismo (que em nossos motores é fixo e sincronizado pela correia dentada), mas o momento da centelha.

Antigamente, em motores carburados, bastava girar manualmente o distribuidor para se ter alguma atuação no momento da centelha, o restante era feito pelo avanço automático, baseado no vácuo, mas em motores injetados, isto é feito automaticamente pela ECU.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...continuando...
SemControle mencionou para atuar no ponto...a meu ver isto é complicado, pois requer grande conhecimento do mapeamento da ECU...ou no sensor da roda fônica, mas este não tem regulagem de angular...não poderia ser o próprio sensor de detonação? Ele pode muito bem estar perdendo sua eficiência e transmitindo para a ECU, uma ocorrência errada de detonação...nem sei como testar isso, acho que só com osciloscópio...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

via engenharia de gambiarra consegue mudar o ponto no sensor de rotação mesmo, o preço a ser pago pode ser enorme, a precisão da mudança então sem qq referencia......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”