[DÚVIDA] - Que motor é esse? MPFI OU VHC?

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heltonunesilva
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Re: [DÚVIDA] - Que motor é esse? MPFI OU VHC?

Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:1.6 não existe o sensor originalmente.....
se fosse um 1.6 GSI teria, se fosse os VHC e posteriores e mesmo assim não os primeiros VHC teria...
Bom dia,

Muito obrigado pelo esclarecimento. Você alguma dica de como resolver o problema de pré-detonação? tá "grilando" nas subidas, nas forçadas quando o motor está quente.

Att.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

precisa ver, depende como acontece, pode ser gasolina ruim....
qnd é gasolina acontece principalmente qnd a velocidade é baixa pra marcha usada, e o barulho vai diminuindo até sumir com o aumento da velocidade.....
da forma q disse parece a pre detonação mesmo, ai pode estar fora de ponto, ou com excesso de carbonização no motor....
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heltonunesilva
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Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:precisa ver, depende como acontece, pode ser gasolina ruim....
qnd é gasolina acontece principalmente qnd a velocidade é baixa pra marcha usada, e o barulho vai diminuindo até sumir com o aumento da velocidade.....
da forma q disse parece a pre detonação mesmo, ai pode estar fora de ponto, ou com excesso de carbonização no motor....
Boa tarde,

Foi descarbonizado em Janeiro, talvez possa ser gasolina ruim mesmo. Pois o barulho some em algumas rotações, na descida não "grila". Tem mais algum sintoma quando o motor tá fora do ponto? Você sabe se o escape interfere no processo de combustão? Pergunto isso por conta que após retirar o catalisador o motor ficou diferente do habitual, porem não lembro se "grilava" antes. Li num lugar que a válvula canister tem um barulho parecido qdo ela está danificada. A válvula canister do meu motor tá até desconectada uma das mangueiras, porque nenhum mecânico da minha região sabe quais delas ligar.

Obrigado.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

entao nunca ouvi falar da valvula do canister causar isso, precisa ver o q ta solto, pq se estiver solto da admissao e o encaixe aberto, se torna uma entrada falsa de ar.....
motor fora de ponto muda bem, pode estar adiantado melhorando o torque em baixa, reduzindo desempenho em alta, ou atrasado, deixando o carro molenga em baixa, e melhor em alta.....interfere na temperatura do motor, partida pesada, essas coisas.....

entao, foi descarbonizado mesmo ou foi colocado aquelas coisas no oleo pra fazer o tal flush?

queima essa gasolina até entrar bem na reserva e abasteca com uma boa gasolina pra ver se acaba o problema ou reduz bem, as vezes uma gasolina ruim pode nao terminar os problemas em um abastecimento so....
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Mensagem por heltonunesilva »

Sim, foi descarbonizado quando troquei a junta do cabeçote. Sobre a válvula do canister, há alguns vídeos no YouTube https://youtu.be/_USFNoppUe8 , esse é um. Mas concordo contigo que provavelmente não é isso. Vou colocar uma gasolina boa e ver se melhora, caso persista eu vou levar pra ver se tá no ponto. Pra ligar as mangueiras, corretamente, eu não sei como faço. Levei em muitos mecânicos, nenhum soube resolver, deixaram desconectada. Obrigado pela ajuda.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

a válvula não causa não, pq qnd montei o turbo ficou desligada a mangueira, a tomada de vácuo foi usada pra outras coisas do turbo
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Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:a válvula não causa não, pq qnd montei o turbo ficou desligada a mangueira, a tomada de vácuo foi usada pra outras coisas do turbo

Olá! Hoje levei o carro ao mecânico. Ele olhou algumas coisas, inclusive se o motor está no ponto, e realmente tá. Ele me disse que, possivelmente, o motor tá fazendo esse barulho porque o cabeçote deve estar no limite da própria medida. Parece que, no processo que o deixa plano, ele vai ficando menor. Daí, na explicação dele, o espaço para explosão, dentro do motor, também diminui. Contudo, fiquei de reabastecer com gasolina boa e observar se o barulho persiste. Será se é uma boa tentativa, pra resolver, trocar o cabeçote?

Valeu.
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Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:a válvula não causa não, pq qnd montei o turbo ficou desligada a mangueira, a tomada de vácuo foi usada pra outras coisas do turbo

Detalhe... Não é a válvula do canister que causa o barulho, é ela que faz o barulho. Pelo que entendi na explicação do cara do canal "Doutor Carro", essa válvula tem um mecanismo de abrir e fechar, e quando ela está velha a parte móvel dentro dela fica batendo. Foi isso que eu entendi.

Att.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

depende qnts retificas já teve esse cabeçote, ou qnt foi tirado pra deixar plano......qnd eliminar tudo e so restar o cabeçote ai sim vale a troca

sim, possivelmente ele fala da solenoide, mas nunca vi uma chegar nesse ponto....
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Mensagem por heltonunesilva »

SemControle escreveu:depende qnts retificas já teve esse cabeçote, ou qnt foi tirado pra deixar plano......qnd eliminar tudo e so restar o cabeçote ai sim vale a troca

sim, possivelmente ele fala da solenoide, mas nunca vi uma chegar nesse ponto....
Boa noite.

Coloquei gasolina Podium e o motor tá funcionando perfeitamente. Não faz nenhum barulho, nem qdo tá quente. O problema que paguei R$5,19 o litro.

Att.
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