Olá pessoal!
Este é meu primeiro tópico do clube, pesquisei um pouco e não achei a solução pra minha dúvida, por isso resolvi postar.
Tenho um Classic VHC 08/08 que adquiri com 77.000 km e hoje está com 100.050 km rodados.
Já fiz várias manutenções no carro, são elas: troca da correia dentada, esticador, embreagem + rolamento do volante + cabo de embreagem, freios, amortecedores + kits, sonda lambda, filtro de ar, velas, etc. A troca de óleo eu sempre faço com 5.000 km ou um pouco acima. Sempre utilizei o 5w30 e efetuo a troca do filtro a cada troca, porém tem algo que me intriga bastante.
Já estou indo para a terceira vistoria de licenciamento (sou do RJ e aqui é obrigatório) e das duas vezes que fiz deu inapto no teste de emissão de gases, porém recebi o documento normalmente.
Já que cheguei aos 100.000 km com o corsinha, gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao problema.
O carro está com o desempenho normal, não falha em nenhum momento, porém eu percebo de vez em quando um cheiro forte saindo do escapamento quando desligo o carro.
De uns tempos pra cá tenho abastecido sempre no posto Shell do Walmart de Del Castilho, acredito que seja um posto honesto.
Recentemente foi passado o scanner (após a troca da sonda lambda) e aparentemente está tudo normal.
Será que é necessário realizar uma descarbonização do motor e quem sabe retificá-lo? Será que só assim os testes do Detran vão dar certo?
Estou na dúvida em relação ao que fazer. Vocês acham que eu devo fazer mais alguma troca/manutenção?
Obrigado a todos!
Descarbonização necessária? Classic VHC 2008
- gtmski
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Olha, 100k é meio emblemático para o corsa. Dito isso, está abaixando nível de óleo com regularidade? O desempenho está 100%? Abastece só com gasolina?
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- :: Wind ::
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Opa!gtmski escreveu:Olha, 100k é meio emblemático para o corsa. Dito isso, está abaixando nível de óleo com regularidade? O desempenho está 100%? Abastece só com gasolina?
O nível do olho não está baixando não, tá normal!
Aparentemente o desempenho está normal, o motor está bem silencioso quando parado ou em baixa.
Só abasteço com gasolina, aqui no RJ não compensa abastecer com Etanol.
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Sem abrir o motor ou observar a cabeça do cilindro com uma câmera própria, é impossível saber-se a quantidade de carbonização...um método prático é a análise das velas.
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf
Mesmo assim não tem como avaliar a quantidade de carvão.
A carbonização é intrínseca em motores a explosão, mas o volume depende da kilometragem e do tipo do combustível: Ex.: de carros com 100K, que usam apenas um tipo de combustível (sem adulteração), e motores em ordem.
Gasolina >muito
Álcool > pouco
GNV > quase nada
Motores desregulados queimam erradamente o combustível e os resíduos que não queimam aceleram a carbonização.
Ao queimar erradamente, emite mais poluentes e não passa no teste...portanto a carbonização é uma consequência de má queima e não a causa de não passar nos testes, porém, se o problema da má queima for resolvido e houver muuuita carbonização, a câmara fica volumetricamente menor, aumentando a taxa de compressão, que provoca pré ignição, que é corrigida pela ECU, mas perde-se potência do motor....
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... -Velas.pdf
Mesmo assim não tem como avaliar a quantidade de carvão.
A carbonização é intrínseca em motores a explosão, mas o volume depende da kilometragem e do tipo do combustível: Ex.: de carros com 100K, que usam apenas um tipo de combustível (sem adulteração), e motores em ordem.
Gasolina >muito
Álcool > pouco
GNV > quase nada
Motores desregulados queimam erradamente o combustível e os resíduos que não queimam aceleram a carbonização.
Ao queimar erradamente, emite mais poluentes e não passa no teste...portanto a carbonização é uma consequência de má queima e não a causa de não passar nos testes, porém, se o problema da má queima for resolvido e houver muuuita carbonização, a câmara fica volumetricamente menor, aumentando a taxa de compressão, que provoca pré ignição, que é corrigida pela ECU, mas perde-se potência do motor....
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