Coloração das velas de ignição.

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coreyviana
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Coloração das velas de ignição.

Mensagem por coreyviana »

Boa noite a todos! É minha primeira postagem, então desculpem se estou postando em local errado. Pesquisei entre os tópicos, porém não encontrei nada relacionado. Tenho um Corsa 96/97 Gasolina, a mais ou menos 3 meses e entre as manutenções de rotina, decidi trocar cabos de vela e velas (mesmo estas não estando com desgaste acentuado) porém o que me preocupou foi a coloração das velas na parte da cerâmica (próximo ao eletrodo central). Apresenta coloração marrom escuro somente nesta região da cerâmica nas quatro velas, por igual. O carro baixa cerca de 1cm de água no reservatório por semana (sem aditivo por enquanto). Com teste de pressão no radiador efetuado em um mecânico, foi detectado um pequeno vazamento próximo ao cano d'agua e reapertada a braçadeira não apresentou mais o vazamento, estou rodando por esta semana para verificar se vai continuar baixando... Dois mecânicos falaram que é coloração normal pelo desgaste e outros dois mencionaram uma possível queima de junta de cabeçote. O carro tem motor redondo, não falha e não perde potência, coloração de óleo normal e nível do mesmo não se altera. Sempre acompanho as mensagens do clube e gostaria de alguma opinião! Seguem links das imagens.. Obrigado!

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awaked
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Mensagem por awaked »

coreyviana escreveu:Boa noite a todos! É minha primeira postagem, então desculpem se estou postando em local errado. Pesquisei entre os tópicos, porém não encontrei nada relacionado. Tenho um Corsa 96/97 Gasolina, a mais ou menos 3 meses e entre as manutenções de rotina, decidi trocar cabos de vela e velas (mesmo estas não estando com desgaste acentuado) porém o que me preocupou foi a coloração das velas na parte da cerâmica (próximo ao eletrodo central). Apresenta coloração marrom escuro somente nesta região da cerâmica nas quatro velas, por igual. O carro baixa cerca de 1cm de água no reservatório por semana (sem aditivo por enquanto). Com teste de pressão no radiador efetuado em um mecânico, foi detectado um pequeno vazamento próximo ao cano d'agua e reapertada a braçadeira não apresentou mais o vazamento, estou rodando por esta semana para verificar se vai continuar baixando... Dois mecânicos falaram que é coloração normal pelo desgaste e outros dois mencionaram uma possível queima de junta de cabeçote. O carro tem motor redondo, não falha e não perde potência, coloração de óleo normal e nível do mesmo não se altera. Sempre acompanho as mensagens do clube e gostaria de alguma opinião! Seguem links das imagens.. Obrigado!
Bem vindo!

Não esquece de colocar aditivo na proporção correta quando resolver o vazamento, justamente rodar só com água pode provocar mais problemas.

Não me parece nada muito fora do normal a sua vela, apenas verifique se é o modelo correto do carro, se está no grau térmico certo.

Aqui tem alguns exemplo de velas pra diagnóstico: http://www.envenenado.com.br/manutencao ... velas.html

Também as fotos de uma vela com 30.000 km. A corrosão (ferrugem) é devido ao uso praticamente exclusivo de etanol.
coreyviana
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Mensagem por coreyviana »

Valeu pela resposta awaked ! A foto é da vela antiga e estavam corretas para o carro (verifiquei pelo código presente nelas) substitui por novas, também com especificação corretas. Minha preocupação é pelo fato de estarem com esse tom de marrom mais escuro pois já li nestes guias para velas na net que o mais normal para o desgaste das velas seria um tom marrom mais claro, parecido até com a foto que vc enviou. Dois dos quatro mecânicos que conversei disseram que aparentava ferrugem (fato de estar sumindo água do radiador justificaria isso) porém solicitei o teste de pressão e foi encontrado o pequeno vazamento, estou rodando com o carro e verificando se irá continuar sumindo água, caso continue e não encontre mais vazamentos no sistema de arrefeicimento será provavelmente junta de cabeçote, mesmo não apresentando sintomas típicos de junta queimada (motor falhando, água no óleo, água no escapamento etc)... Pode ser um início de problema com junta do cabeçote visto que comprei o carro só com agua pura no sistema e acredito que esteja a muito tempo assim. Sobre aditivo, assim que resolver o problema do sumiço da água irei providenciar, sei bem da importância do aditivo! No mais agradeço a atenção, retorno com notícias assim que possível. Obrigado!
awaked
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Mensagem por awaked »

Qualquer coisa estamos aí... eu acho que dependendo da km suas velas estão normais. Ela suja e fica marrom um pouco sim, o principal é ela vir seca e não melada ou molhada, cheia de depósitos.
paulo tofanini
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Mensagem por paulo tofanini »

suas velas estão normais elas tbm ficam assim devido ao nosso combustivel
Bange
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Mensagem por Bange »

Pelas bordas arredondadas me parece que já estava na hora da troca mesmo...pela cor marrom acentuada e bordas escurecidas, eu atribuo ao combustível, a idade de seu motor ou trocas de óleo além do prazo...pode já necessitar no mínimo de uma descarbonização, coisa simples, bem mais barata que uma retífica e que em muitos casos melhora bem a performance.
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