[RESOLVIDO] Barulho em baixa rotação

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[RESOLVIDO] Barulho em baixa rotação

Mensagem por Gustavo Folk »

Tenho um Corsa Wind 2002 (original a álcool).
Estou com ele há 4 meses.

Frio ele não faz esse barulho, mas é só esquentar um pouco e ele já começa (pq o óleo afina?). Parece mesmo barulho de folga relacionado a pistão. O barulho some quando se dá qualquer acelerada, mesmo que pouca. E volta a aparecer quando o moto "relaxa". Não senti nenhuma perda de potência, o desempenho está ótimo e o motor soa super redondo, exceto por esse pica-pau quando sem aceleração.

Deixei agora pouco no mecânico pra ele abrir e ter certeza do problema. Mas ele disse que se for pistão pode chegar a ficar 700 reais, o que me pesaria um pouco agora.

Estou postando aqui porque já cheguei a ler algumas informações de que esse barulho, embora incomode, não é grave. Inclusive, já li informações de Celtas com esse barulho e que a própria empresa dizia que era comum e que se trocasse, logo o barulho voltaria (um erro de projeto relacionado a dilatação, sei lá...). Sei que Corsa e Celta são "irmãos", mas ao mesmo tempo não sei quais diferenças de fato existem no motor.

Não sei bem o que fazer. Por mim é óbvio que eu arrumo tudo, mas eu tenho medo de não ter informação adequada e gastar 700 reais num serviço que além de não ser grave, pode voltar depois por um problema de projeto do motor que a própria empresa já admite.

Alguém pode me dar uma luz?
Obrigado!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema q 90% dos barulhos desses motores F1 são assim.....
folga de pistão teria outro comportamento.....ta parecendo ser comando gasto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Folk »

Obrigado pela resposta (-:

Mas pelo que eu pesquisei e ouvi de ruído de comando de válvulas, ele parece ser um ritmo fixo e acompanha o pulso do motor, além de continuar junto com a aceleração.

No meu caso o tec-tec tem um certo ritmo mas é meio bagunçado (não segue 100% o pulso do motor), e desaparece completamente com a aceleração.

Eu não sei o que fazer... Como disse, tenho receio de pagar caro por um serviço que não adianta de nada (caso volte rápido o defeito).
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas se não segue o ritmo do motor, dificilmente vem do conjunto móvel.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Gustavo Folk
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 22 2015f Outubro 2015 01:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Folk »

Vou colar aqui a descrição que dei do problema:

"Modelo: Corsa Wind 2002, 1.0, original a álcool.

Frio ele não faz esse barulho, mas é só esquentar um pouco e ele já começa (pq o óleo afina?). Parece mesmo barulho de folga relacionado a pistão. O barulho some quando se dá qualquer acelerada, mesmo que pouca. E volta a aparecer quando o moto "relaxa". Não senti nenhuma perda de potência, o desempenho está ótimo e o motor soa super redondo, exceto por esse pica-pau quando sem aceleração."


O mecânico abriu o motor e constatou que todas as peças estavam em excelente estado, a princípio achando que o problema devia ser outra coisa. Ele havia notado um pouquinho de "sujeira" no topo de um ou dois pistões. Por garantia, resolveu limpar e plainar o cabeçote. Isso resolveu o problema. Carro está perfeito.

Fica aí a dica, uma possibilidade a mais pra verificar. Porque já li muito a respeito de gente dizendo que esse barulho é normal, e que trocou de tudo e não resolveu. Eu suspeito que se continuasse rodando assim, achando normal, logo logo ia ter um preju muito maior com junta de cabeçote.
eliHENRIQUE
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 31 2016f Março 2016 12:59:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por eliHENRIQUE »

BOA DICA AMIGO
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”