O blow-by é uma consequência da forma construtiva do motor... ele sempre existirá até em carros zero... as montadoras projetam uma maneira de minorar os efeitos do blow-by, que nos Corsas são aquelas mangueiras na tampa dos tuchos (uma grossa antes da borboleta e uma fina após), inclusive para baixar a emissão de poluentes para o meio ambiente (motores antigos jogavam direto para o meio ambiente), repondo esses gases para uma nova queima.Manfio escreveu: ↑Domingo 25 2022f Setembro 2022 03:20:08 AM Não teria noção do estrago que os gases fazem no comando de válvulas e outros componentes do cabeçote sem ler esse artigo.
Até a posição do blowby tem relação no aumento de desgaste. O Monza é na frente e o Corsa atrás.
Hoje com a qualidade dos lubrificantes esse problema deve ter se reduzido.
Em condições normais, o blow-by afeta muito pouco (ou demora muuuito para afetar), o próprio motor... porém o seu aumento (devido aos desgastes do conjunto anéis cilindros), causa um volume/intensidade tão grande que a eficiência projetada para requeimá-los fica comprometida, saturando o interior do motor com gases nocivos aos materiais internos, principalmente no cabeçote.
Tem certas coisas que não se tem como evitar sem a adoção de diferentes materiais onde o custo ficaria proibitivo... tipo o uso de aço inoxidável no sistema do arrefecimento, tampões, etc... mas pode-se prolongar a vida/eficiência com o uso de bons produtos como aditivos para o arrefecimento, óleo indicado, de boa qualidade e trocas regulares para o motor, manutenções preventivas (de fluidos, óleos, graxas...), medições de desgastes e a devida correção/troca...