A retífica tarda mas não falha...

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gtmski
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Re: A retífica tarda mas não falha...

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Sábado 17 2022f Setembro 2022 10:38:56 PM Nãaao... já tô com o carro desde sábado passado...
Aí sim... foi para 0.25 nos pistões? Teve sobremedida nos casquilhos também?
Bange escreveu: Sábado 17 2022f Setembro 2022 10:38:56 PM Tá sereninho... mas tô com o pé leve nos primeiros 1000Km e no máximo 3000RPM.
É a recomendação de tudo que é documento da GM americana mesmo... no máx 4.000 rpm, com cargas variadas, enquanto os anéis se entendem com o brunimento novo.
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Mensagem por Bange »

Rapaz, na realidade qdo o motor foi aberto, a medida do pistão era de 0,75 e a retífica iria pra 1,0...
Eu já teria que comprar pistões, anéis, bronzinas, etc... e dar um passe no VB... paguei um tico mais caro e preferi encamisar... o VB preferi negociar na base de troca, por outro retificado... em resumo, tudo voltou a ser STD.
Na parte de cima, não precisaria de nada, mas conversando com o mecânico, fui convencido a trocar as sedes, válvulas e guias... acrescentei molas, isto por uma questão de lógica, pois o restante eu mesmo posso trocar em caso de necessidade futura, sem retirar o cabeçote.
Em resumo, o motor voltou praticamente a zero.
Pra não dizer que ficou 100%, percebi um merejo de óleo na tampa dos tuchos, coisa que eu mesmo já apanhei pra resolver e ainda assim é temporário.
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Mensagem por Manfio »

Cubo de roda COFAP x IMA, qual o mais indicado?
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Mensagem por Bange »

Eu diria que tanto faz... são indústria de peso e a peça em si não é tão sofisticada, além do aço ser normatizado... eu iria por preço.
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Mensagem por gtmski »

Estava lendo um trabalho interessante ontem, sobre o amaciamento dos cilindros e dos anéis, em https://sci-hub.se/10.1080/10402009808983774
É um trabalho conjunto de engenheiros da GM, Ford, exército e de uma universidade de Detroit.
Sintetizando o trabalho: verificaram que há três etapas no processo de amaciamento dos cilindros e dos anéis: uma de grande desbaste de material, outra intermediária e outra de polimento. A etapa de desbaste leva 1 hora e boa quantidade de material foi encontrado em suspensão no óleo. A segunda etapa leva 2.5 horas para terminar, A terceira etapa, leva até 25 horas. Após 25h, o torque friccional instantâneo médio (IFT médio) já está normalizado. Perceba como o IFT médio despenca durante esse tempo:

Imagem

Se percebe que a recomendação da GM em https://drive.google.com/file/d/1uws_ly ... 7khFY/view segue esse trabalho. Nela, recomendam a primeira troca de óleo e filtro com 1h de funcionamento, depois outra troca de óleo de filtro com 12 a 15 horas. Sem passar de 4.000 rpm e variando carga. Por que variando carga? para rotacionar os aneís. Segundo o trabalho em: https://sci-hub.se/10.4271/2018-01-5006, a rotação do anel superior acompanha a variação da carga nos cilindros, e é mais pronunciada a partir de 3000 rpm
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Mensagem por Manfio »

É interessante, mas foge da nossa realidade o alto custo dessas trocas de lubrificante. Naquele frasco GM com ZDDP instrui-se que não se deve tirá-lo antes de 1200 km. O Franzoni dos Opalas segue uma parte dessas informações que você passou. Ele usa um lubrificante de motor diesel por uns 20 minutos e depois descarta junto ao filtro. Por fim coloca um lubrificante totalmente sintético.
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Mensagem por Bange »

Bom material, vou olhar com calma... mas percebi que o foco é apenas na camisa/anéis....tem outros estudos para as demais partes como pino de pistão, bronzinas... e a parte de cima?
A recomendação da GM fala em 500 milhas (+- 800Km) e variação de carga (que entendi como aceleração e não peso).
Agora o item 10 eu duvido que ela faça em 100% da produção... por amostragem talvez...
Faz tempo que procuro por aqui e não acho... um bujão magnético... vou ver no ML.
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Mensagem por Manfio »

Eu peguei no ML. Na época paguei 68 com o frete.
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Mensagem por Bange »

Tô vendo a 41,50, frete incluso.
Mas será que é padrão para toda a linha?
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Mensagem por Manfio »

Eu acho que se usar um bujão magnético não tem necessidade de trocar antes de 1000 Km, mas só analisando o bujão para ver as limalhas.
Eu puxaria o lubrificante com uma bomba de vácuo pelo orifício da vareta para analisar o bujão magnético.
Se tiver pouco, devolveria o óleo drenado.
Não é padrão. Pelo que me recordo muda no 1.8.
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