Estava lendo um trabalho interessante ontem, sobre o amaciamento dos cilindros e dos anéis, em
https://sci-hub.se/10.1080/10402009808983774
É um trabalho conjunto de engenheiros da GM, Ford, exército e de uma universidade de Detroit.
Sintetizando o trabalho: verificaram que há três etapas no processo de amaciamento dos cilindros e dos anéis: uma de grande desbaste de material, outra intermediária e outra de polimento. A etapa de desbaste leva 1 hora e boa quantidade de material foi encontrado em suspensão no óleo. A segunda etapa leva 2.5 horas para terminar, A terceira etapa, leva até 25 horas. Após 25h, o torque friccional instantâneo médio (IFT médio) já está normalizado. Perceba como o IFT médio despenca durante esse tempo:
Se percebe que a recomendação da GM em
https://drive.google.com/file/d/1uws_ly ... 7khFY/view segue esse trabalho. Nela, recomendam a primeira troca de óleo e filtro com 1h de funcionamento, depois outra troca de óleo de filtro com 12 a 15 horas. Sem passar de 4.000 rpm e variando carga. Por que variando carga? para rotacionar os aneís. Segundo o trabalho em:
https://sci-hub.se/10.4271/2018-01-5006, a rotação do anel superior acompanha a variação da carga nos cilindros, e é mais pronunciada a partir de 3000 rpm